Audiovisual
24/07/2003, 18:42

MinC negocia criação da Ancinav

POR RAQUEL RAMOS

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao que tudo indica, realmente já definiu o rumo da Agência Nacional de Cinema (Ancine), como ficou entendido na reunião realizada entre ele e cineastas na reunião do dia 18. A agência vai ficar sob o Ministério da Cultura. Há ainda uma segunda evidência da decisão: segundo fonte do governo, já há o sinal verde da Casa Civil para que a Ancine seja transformada em uma Agência Nacional do Audiovisual (Ancinav), e quem está negociando esta mudança é o MinC. Será uma agência que manterá as funções atuais da Ancine e que também terá a função de regular e fiscalizar o setor audiovisual como um todo, inclusive a TV.
A solução encontrada pelo governo para não enfrentar a resistência das redes abertas é não mexer com a relação entre as empresas privadas que prestam o serviço de radiodifusão. Será uma agência voltada sobretudo ao fomento e preservação do conteúdo nacional.
A decisão final do governo sobre a vinculação da Ancine deve sair dentro de 15 dias, segundo a fonte. Enquanto isso, o MinC tem como incumbência ouvir os diferentes setores da sociedade, inclusive as redes de TV, para discutir as condições de criação da Ancinav. As reuniões começaram e pelo menos a Globo já foi ouvida, mas as outras emissoras também o serão.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top