Mercado internacional
27/06/2007, 19:51

Sunny Side debate distribuição digital

POR ANDRÉ MERMELSTEIN, DE LA ROCHELLE, FRANÇA

Como vem acontecendo em todos os debates internacionais sobre televisão, as novas plataformas de distribuição, ou TV 2.0, deram o tom de alguns dos principais painéis desta quarta, 27, no Sunny Side of the Doc, que acontece esta semana na cidade francesa de La Rochelle.
A questão é simples: há mais documentários disponíveis que janelas para exibi-los nas televisões. Assim, a distribuição online, direto ao espectador, aparece como uma possível solução para os produtores.
Alex Taylor, diretor geral do site Jalipo, apresentou a plataforma em um painel sobre novos serviços de distribuição de documentários diretamente ao assinante.
O Jalipo é um agregador de programas. Os produtores ou distribuidores colocam seus filmes na plataforma e recebem cerca de 80% do valor pago pelo usuário que assistir ao programa. O sistema cobra de 1 a 2 centavos de dólar por minuto (o preço também é definido pelo dono do conteúdo).
O interessante é que os vídeos hospedados no Jalipo podem ser oferecidos em outros sites também. Ou seja, o produtor pode colocar o vídeo à disposição em seu próprio site (ou em qualquer outro) e a Jalipo cuida da exibição, cobrança e remuneração do conteúdo. Em resumo: qualquer um pode criar seu próprio ?canal?.

Meio óptico

Mais curiosa foi a apresentação de Jean-Luc Renauld, editor da revista DVD-Intelligence, que, em tempos de exaltação da Internet, defendeu o ?velho? DVD como uma importante plataforma de distribuição digital.
Segundo ele, o DVD, que completa dez anos de existência comercial, atingiu a marca de 600 milhões de aparelhos no mundo, ou um bilhão, se considerados os computadores que reproduzem DVD. E o interessante é que de 20% a 25% do conteúdo vendido no mundo é oriundo da televisão, como séries e documentários.
?Além de ser pouco intuitivo para o usuário, o meio online gera um problema de banda. Quando se vende muito, o custo aumenta demais?, disse Renaud.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top