Distribuição
28/11/2011, 15:12

Mercado de VOD supera o de DVD em Portugal

POR FERNANDO PAIVA

O mercado de vídeo sob demanda (VOD, na sigla em inglês) é atualmente maior que o de DVDs em Portugal. A afirmação é do diretor do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA) de Portugal, José Pedro Ribeiro. "O mercado português de DVD está praticamente destruído e se limita apenas a colecionadores e a pessoas realizando pesquisas", relatou o dirigente, que participou nesta segunda-feira, 28, do Seminário Internacional de Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual, no Rio de Janeiro. "A pirataria em DVD em Portugal é insignificante, pois foi bastante combatida pelo governo. Mas a pirataria na Internet continua", complementou.

Cinema

A participação do cinema nacional nas salas de exibição de Portugal ainda é pequena, girando em torno de 2% do total de espectadores. O cinema norte-americano domina o mercado, respondendo por aproximadamente 80% do total. O país não tem uma lei para cota de tela para as salas de cinema.

O ICA financia a fundo perdido alguns longas, curtas e documentários todo ano. "São projetos com objetivos artísticos e culturais", afirma Ribeiro. Os filmes financiados pelo ICA são obrigatoriamente exibidos pelo canal estatal, a RTP. Existe também um fundo de investimento para filmes nacionais, neste caso com propósitos comerciais.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top