Indústria
29/04/2004, 17:37

Vendas de eletroeletrônicos crescem 31,3% no primeiro trimestre

POR REDAÇÃO

O primeiro balanço de vendas de 2004 feito pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) sobre o primeiro trimestre mostra que as vendas de eletroeletrônicos tiveram crescimento médio de 31,3% em comparação a igual período do ano passado. O segmento que apresentou a mais expressiva reação foi o de imagem e som, com 68,09% de crescimento. Só as vendas de televisores subiram 64% no primeiro trimestre, comparadas ao mesmo período de 2003. Nos DVDs, o aumento foi de 177% – ambos bem acima da média.

Demanda reprimida

Paulo Saab, presidente da Eletros, aponta, em comunicado divulgado pela associação, que o crescimento é "uma reação na demanda reprimida dos consumidores e um movimento de formação de estoque por parte do varejo, mas também é decorrente da baixa base de comparação do ano passado". Ele lembra que, em 2003, o setor registrou sua menor média histórica em nove anos.
Em março de 2004, especificamente, a demanda foi puxada, principalmente pela linha de imagem e som, cujas vendas cresceram 72,63% em relação a igual mês de 2003, com destaque novamente para os DVDs. A venda de aparelhos de DVDs costuma ser um referencial para o mercado de TV por assinatura.

Perspectivas

Mas o setor eletroeletrônico mantém a projeção de crescimento de 4% este ano. Segundo Paulo Saab, "os dados do trimestre são favoráveis, mas não significam que este ritmo de crescimento vai se manter ao longo do ano. Tudo aponta para que o setor volte aos seus patamares históricos de vendas, mas ainda olhamos o mercado com cautela".

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top