OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Fabricantes coreanos preocupam-se com migração da Vivo
quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007 , 20h18 | POR HELTON POSSETI

Desde que a Vivo anunciou o overlay de sua rede CDMA para GSM, há muita expectativa sobre o impacto da mudança nos tradicionais fornecedores de aparelhos CDMA, notadamente os fabricantes coreanos: Pantech, Samsung e LG. ?Os fabricantes coreanos, que são fortes em CDMA, estavam se dando bem no Brasil por causa da Vivo. Se a Vivo reduzir as compras, como é que fica?", questiona Lucina Son, diretora de marketing de produto da Pantech. A empresa tem quatro modelos de aparelhos no portfolio da operadora. Luciana se preocupa com um possível esvaziamento do mercado brasileiro de CDMA porque, embora a Pantech tenha produtos GSM, a executiva lembra que o mercado de GSM já está fatiado entre outros fornecedores no País.
Segundo Luciana, o mercado está ?conturbado? porque não se sabe se a Vivo lançara novos modelos na tecnologia CDMA. ?A partir do momento que eles (Vivo) lançam GSM, diminuirão a compra de CDMA. Eles não garantem que a mesma quantidade de aparelhos que eles deixarão de comprar em CDMA será revertida em aparelhos GSM?, explica Lucina. Em sua opinião, a Vivo deve manter o mesmo portfolio sem acrescentar novos modelos até um certo momento e, depois, interromper os novos assinantes de CDMA. A Vivo, entretanto, nega que vá descontinuar os investimentos na tecnologia.

Samsung

Para Oswaldo Melo, diretor da divisão de telecomunicações da Samsung, o momento exige ?atenção?. Isto porque os fabricantes deverão ser ágeis para adaptar a parte produtiva para a produção dos modelos GSM. ?Boa parte da linha de montagem é comum. O que não é comum tem de ser trocado, então temos que fazer a solicitação com antecedência à matriz para não perdermos tempo de mercado?, diz ele. A Vivo, na sua avaliação, tem dado, na medida do possível, noções de demanda sobre aparelhos das duas tecnologias. ?Trabalhamos de maneira próxima com a Vivo?.
Segundo Melo, até o início de março as operadoras devem definir a compra para o segundo trimestre. Com relação à solicitação de modelos novos em CDMA, o executivo classificou como ?possível, mas não provável?. Um certo conforto para ele é que a Vivo já tem no seu portfolio GSM um modelo da Samsung.
Procurada por este noticiário, a LG não quis se pronunciar sobre esse assunto.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top