OUTROS DESTAQUES
3G
Operadoras brasileiras preparam centrais para WCDMA
quinta-feira, 01 de setembro de 2005 , 16h59 | POR FERNANDO PAIVA

Operadoras brasileiras GSM já começaram a comprar centrais de comutação capazes de operar tanto com acessos em GSM/GPRS/Edge quanto com WCDMA. São centrais classificadas pelo 3GPP (Projeto de Parcerias para a Terceira Geração, na sigla em inglês) como ?release 4?. Segundo o diretor de um grande fornecedor de infra-estrutura celular presente no País, desde o começo deste ano Claro e Oi compram centrais release 4. ?Com essas centrais, o core da rede das operadoras já fica preparado para o 3G?, afirma. Mas, segundo a fonte, essas operadoras estariam optando por centrais release 4 apenas nas compras voltadas para a expansão da capacidade. Ou seja, não teria se iniciado um processo de substituição das centrais antigas por novas.
Procurada por TELETIME News, a Oi informou através de sua assessoria de imprensa que a operadora ?adota novas tecnologias à medida que as necessidades dos clientes e do mercado as demandam?. Claro e TIM não se pronunciaram até o fechamento desta edição.

EUA

Nos Estados Unidos, operadoras GSM como T-Mobile e Cingular seguem caminho similar, comprando apenas centrais release 4 para a expansão de suas redes, informou outra fonte do mercado.
O passo seguinte é instalar uma arquitetura ?release 5?, que, segundo as especificações do 3GPP, inclui o tão falado IMS (IP Multimedia Subsystem), capaz de convergir redes fixas e móveis, e facilitar o lançamento de novos serviços.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top