OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
Telespazio e Yahsat fazem parceria para operação em banda larga via satélite
quinta-feira, 01 de dezembro de 2016 , 16h02

(Atualizada às 18:40) A operadora de satélites Yahsat e a Telespazio, provedora de serviços satelitais, celebraram um acordo de cinco anos para serviços de banda larga via satélite em banda Ka, por meio do satélite AlYah 3, da Yahsat, a ser lançado em 2017 e que tem cobertura planejada para 95% da população brasileira. Pelo acordo, a Telespazio será a responsável pelos serviços de conectividade ao satélite e soluções IP, em combinação com sua infraestrutura terrestre. Os serviços serão oferecidos por meio de gateways no Brasil, diz o comunicado.

Segundo apurou este noticiário, é um acordo de VNO (Virtual Network Operator), pelo qual a Yahsat proverá não só a capacidade mas a operação dedicada de uma parte de sua rede para a Telespazio por meio dos gateways e hubs da Yahsat. É o chamado acordo de venda de megabits, e não megahertz, que tradicionalmente caracterizava a indústria de satélites. A vantagem para a Telespazio de uso do serviço da Yahsat é a flexibilidade e capacidade da banda Ka, o custo menor por Mbps em comparação com o acesso por banda Ku e a operação de uma rede customizável. As empresas não divulgam nem valor nem o volume de capacidade contratado.

A Yahsat tem planos de chegar ao mercado residencial de banda larga. Já a Telespazio é uma provedora de soluções corporativas que utiliza capacidade IP por satélite e redes terrestres e que agora passa a incorporar a capacidade da banda Ka ao seu portfólio. Após o lançamento do Al Yah 3, a Yahsat pretende ainda ofertar capacidade para operadoras de telecomunicações.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top