OUTROS DESTAQUES
Mobile marketing
Propaganda via bluetooth tem bom resultado em São Paulo
sexta-feira, 02 de março de 2007 , 12h11 | POR FERNANDO PAIVA

O envio de mensagens de propaganda para celulares via bluetooth é comum na Europa, mas ainda pouco conhecido no Brasil. Uma iniciativa recente em São Paulo registrou bons resultados. Durante duas semanas em fevereiro, um outdoor da escola de línguas AMPM localizado na Avenida Washington Luís, perto do Aeroporto de Congonhas, enviou mensagens a todos os celulares com bluetooth ativado que passaram à sua frente. A mensagem oferecia o download de um truetone de propaganda da AMPM. Para receber o truetone, era preciso digitar uma senha exposta no outdoor. Cerca de 11 mil aparelhos aceitaram receber o conteúdo, o que representa metade dos telefones com bluetooth ativado detectados no local no período.
A solução, batizada de Outdoor Interage, foi desenvolvida pela Kiosknet para a Central do Outdoor, entidade que reúne onze exibidoras de outdoors de São Paulo. O aparelho que envia as mensagens é uma pequena placa mãe com uma antena bluetooth acoplada. Ele fica instalado atrás do outdoor. Seu alcance é de um raio de 100 metros. O fato de o envio de mensagens bluetooth ser uma novidade no Brasil deve ter pesado para o bom resultado da ação, reconhece o diretor da Kiosknet, Carlos Callegari. Mais da metade dos aparelhos que aceitaram o recebimento era da Nokia. Os telefones do fabricante finlandês estão sempre com o bluetooth ligado, enquanto os celulares de outras marcas requerem que o usuário o ative, justifica o executivo.
O equipamento para envio das mensagens custa aproximadamente R$ 4,5 mil. E o gerenciamento do serviço cobrado pela Kiosknet custa apenas R$ 300 por mês por cada outdoor. A Kiosknet vende a solução para as exibidoras, que, por sua vez, a revendem para os anunciantes.

Promoções

A proibição de mídia externa na cidade de São Paulo vai atrapalhar bastante as vendas do Outdoor Interage na capital paulista. Por conta dessa limitação legal, Callegari pretende começar a vender a solução para realizadores de eventos. A próxima experiência deve acontecer em uma exposição de música popular brasileira: o público receberá músicas via bluetooth dentro do local da exposição. Também está sendo montada uma ação no Rio de Janeiro envolvendo conteúdo do Pan-americano, mas o nome do anunciante ainda não pdoe ser revelado. Outra novidade que pode ser implementada em ações futuras é a participação do usuário enviando fotos ou outros arquivos para participar de promoções.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top