OUTROS DESTAQUES
Cidades digitais
Estado do Rio levará acesso WiFi gratuito a 10 milhões de pessoas em 2010
quarta-feira, 02 de dezembro de 2009 , 17h46 | POR FERNANDO PAIVA

O estado do Rio de Janeiro terá redes WiFi gratuitas cobrindo cerca de 10 milhões de pessoas em 2010, como parte do projeto Estado Digital. A estimativa é do secretário de estado de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso. "A finalidade é democratizar a Internet, mas sem competir com as operadoras", diz o secretário. Ele acredita que o cliente de classe média, que paga hoje por um acesso com velocidades a partir de 1 Mbps, não trocará por um serviço gratuito com velocidade mais baixa.
As primeiras áreas cobertas com WiFi de graça na capital fluminense foram as favelas Santa Marta e Cidade de Deus, além das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Nesta quarta-feira, foi inaugurada cobertura em seis cidades da Baixada Fluminense. O próximo passo será uma rede WiFi ao longo de toda a Avenida Brasil, desde a rodoviária até o bairro de Santa Cruz, com previsão de inauguração daqui a duas semanas. O projeto da Avenida Brasil é orçado em R$ 5 milhões e está sendo coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Favelas e interior
Em janeiro, o governo estadual pretende levar redes WiFi para as favelas que foram ocupadas esta semana por forças policiais: Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões e coordenação da PUC-RJ. Há planos também de construir uma rede na Rocinha, mas a favela ainda não foi ocupada pela polícia.
Ao longo de 2010, o projeto Estado Digital será expandido para as cidades de Petrópolis, Friburgo, Volta Redonda, Resende, Macaé e Niterói. Há um projeto específico de se construir um corredor digital entre Niterói e Macaé em parceria com a Petrobras.
Além do acesso gratuito, o Estado Digital prevê a oferta futura de ensino técnico e laboratórios de informática nas regiões carentes cobertas pela rede.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top