OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
Nokia aposta em DVB-T para TV digital móvel
segunda-feira, 03 de outubro de 2005 , 18h46 | POR REDAÇÃO

A Nokia prevê que em 2006 comecem a operar as primeiras estações de TV digital móvel, usando a tecnologia DVB-T, na banda de 470 MHz a 890 MHz. A informação é do diretor de estratégias multimídia da empresa, Juha Liprainem, que participa do evento UIT Americas Telecom, esta semana, em Salvador. Ele lembra que já houve uma experiência piloto na cidade de Helsinque, Finlândia, com transmissão de 20 canais, pelos quais os usuários pagam US$ 6.
?Cerca de 40% dos assinantes manifestaram o interesse em continuar quando o serviço entrar em operação comercialmente. Isso é muito promissor?, acrescentou.
Existem mais de 15 pilotos globais de TV digital móvel, como na África do Sul, Taiwan, Coréia, Malásia, Suécia, Inglaterra e França (Canal +).
Os dispositivos multimídia para TV móvel já são oferecidos desde 2003 pela Nokia. O primeiro foi o 7700, em 2005 o 7710 e no próximo ano será o terminal Série 60. Segundo Liprainem, a melhor largura de banda fica entre o baixo e o médio UHF, com os quais podem ser transmitidos 52 canais para o dispositivo móvel.
No entanto, o diretor da Nokia informa que em alguns países o modelo de negócios está em definição (caso do Brasil). As discussões variam de caso a caso. Por exemplo, propostas em que a entidade reguladora do espectro seja a coordenadora, e estabeleça a concessão de canal para as empresas de mídia, operadoras de broadcast ou de telefonia celular. Esses assuntos ainda estão em discusão no IPDC Fórum.
A proposta da Nokia é que as redes celulares hoje existentes sejam otimizadas e seja adotada a interface Mobile TV Solution, que exige menos investimento de infra-estrutura. ?Com um custo de US$ 50 milhões, uma operadora poderia atender a 1 milhão de pessoas. Isso vai depender da geografia do país. Nossa estimativa é de que em 2010 haja 50 milhões de dispositivos com capacidade de ver TV digital de forma móvel?, finalizou.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top