OUTROS DESTAQUES
Infra-estrutura
CPqD testa rede de distribuição de mídia digital
segunda-feira, 05 de setembro de 2005 , 17h43 | POR ANA LUIZA MAHLMEISTER

O CPqD demonstrou nesta segunda, 5, em Campinas (SP), o Sistema de Distribuição de Mídia Digital (DMD) durante o 22º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações – SBrT'05. O sistema realizou transmissões simultâneas de imagens de alta resolução e voz diretamente do Incor, em São Paulo, da PUCCamp e do CPqD, em Campinas.
O Sistema DMD, criado pelo CPqD para transmissão digital de vídeo e voz em alta definição, permite aplicações que necessitam de grandes capacidades de transmissão como telemedicina, teleducação, estudos de prospecção de petróleo, simulações complexas, entre outras. O sistema, que é independente da plataforma e emprega software livre, permite a criação de grupos para comunicação multimídia em tempo real ou por meio de armazenamento, garantindo ao usuário interatividade, exibição síncrona e simultânea de conteúdo.
Segundo Isidro Lopes da Silva, coordenador de serviços experimentais do Projeto Giga do CPqD, 17 instituições de pesquisa fazem parte da rede que é voltada para grupos de comunicação multimídia.
A Rede Giga ? rede experimental de alta velocidade ? tem a capacidade de transmissão de 20 Gigabits por segundo, ou do conteúdo de 4 DVDs por segundo. A Rede faz parte de um projeto nacional de convergência tecnológica de redes IP e redes ópticas WDM ? Projeto GIGA ? coordenado pelo CPqD e RNP com recursos do Funttel (Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top