OUTROS DESTAQUES
Internacional
UIT aprova resolução sobre segurança cibernética produzida em grupo coordenado pelo Brasil
quarta-feira, 05 de novembro de 2014 , 15h50 | POR HELTON POSSETI

O Plenário da Conferência de Plenipotenciários da UIT, que acontece até a próxima sexta, 7, em Busan, na Coreia do Sul, aprovou a resolução 130 sobre segurança cibernética. O tema, um dos mais espinhosos dentro do órgão, foi tratado por uma comissão ad-hoc, coordenada pelo Brasil.

"Estou bastante satisfeito por termos conseguido que os EUA e os europeus aceitassem as modificações ao texto, tendo em vista que os EUA haviam pedido um NOC (No Change) no começo da Conferência", relata por e-mail o coordenador do grupo e chefe da assessoria internacional da Anatel, Jeferson Nacif.

No final das negociações os assuntos mais importantes para a administração brasileira foram incluídos, como a menção à resolução encabeçada por Brasil e Alemanha na Assembleia Geral das Nações Unidas que, basicamente, garante para o ambiente online as mesmas garantias de direitos humanos que as pessoas têm no mundo offline.

Outra conquista do grupo na disputa de forças com a Europa e os EUA foi a manutenção do papel da UIT como líder no processo da World Summit on the Information Society (WISIS) quanto à segurança. A redação da resolução também faz referência a atividades importantes para aumentar a segurança como cooperação entre os países com outros atores, campanhas de educação, compartilhamento de melhores práticas etc. "Talvez o mais importante seja ter a UIT como apoio para os países que querem implementar suas estratégias de segurança cibernética", afirma Nacif. Acesse aqui a íntegra da resolução.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top