OUTROS DESTAQUES
Infra-estrutura
Nortel lançará estações radiobase WCDMA em faixas alternativas
quinta-feira, 06 de abril de 2006 , 17h43 | POR REDAÇÃO

A Nortel informou que lançará no segundo semestre equipamentos para a montagem de redes WCDMA nas faixas de 850 MHz, 1.700 MHZ e 2.100 MHz. São faixas alternativas para a 3G/UMTS, em lugar do tradicional 1.900 MHz.
A utilização de WCDMA na faixa de 850 MHz pode ser uma solução para operadoras que migraram do TDMA para o GSM. Com a troca de tecnologia e a migração gradativa dos usuários para o GSM, a faixa de 850 MHz está sendo desocupada. O presidente da TIM, Mario César Araújo, já afirmou que a empresa avalia a possibilidade de lançar o WCDMA nessa freqüência. A solução foi utilizada pela Cingular nos EUA.
Os equipamentos para as faixas de 1.700 MHz e 2.100 MHz são destinados especialmente para o mercado americano. O FCC, órgão regulador das telecomunicações daquele país, fará um leilão para venda de licenças nessas faixas em junho deste ano.
No mês passado, a Nortel, em parceria com a Qualcomm, realizou em caráter de teste uma transmissão usando HSDPA (uma espécie de WCDMA turbinado para download) com velocidade de 7,2 Mbps nas freqüências de 850 MHz e 2.100 MHz.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top