OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
BNDES libera linha de crédito para ISPs comprarem fibra
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2014 , 13h06 | POR BRUNO DO AMARAL

Uma promessa do Ministério das Comunicações ressaltada no final do ano passado já está se tornando realidade. Uma circular publicada em 15 de janeiro incluiu a fibra ótica como equipamento na linha de crédito do Finame no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a circular, cada empresa tem o limite de R$ 1,5 milhão para a compra dos cabos, o que significa que será um benefício maior para os pequenos provedores (ISPs).

O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Basílio Perez, afirmou a este noticiário que não há números exatos ainda desse setor, mas garante que há demanda. “Os provedores regionais da associação e de outros locais, na grande maioria, acima de 60%, ou está pensando, ou já está investindo em fibra”, estima.

Perez explica que a linha de crédito do BNDES é uma novidade bem-vinda para 2014 e deverá estimular a expansão da infraestrutura para o setor de ISPs. “A expectativa é grande principalmente agora com a questão do Finame para o cabo, pois equipamentos nacionais para fibra que são ‘finamizáveis’ estão funcionando bem, e os provedores estão funcionando bem com eles”, declara.  “Muitos fatores atrapalham, e o preço é um deles. Às vezes, ao fazer um backbone interligando bairros, você tem de colocar fibra interligando, mas não pode tirar receita nesse trecho, apenas nos bairros”, explica, citando uma das dificuldades dos pequenos provedores.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top