OUTROS DESTAQUES
Satélites
CBER-4 é lançado com sucesso na China
segunda-feira, 08 de dezembro de 2014 , 11h59 | POR REDAÇÃO

China e Brasil lançaram com sucesso o CBERS-4 no último domingo, 7, da base de Taiyuan, localizada a 700 km de Pequim, no domingo, 7, à 1h26 (no horário de Brasília; 11h26 em Pequim). Com o CBERS-4, o Brasil volta a não depender de satélites estrangeiros de imageamento terrestre. O satélite irá gerar imagens para diversas aplicações – desde monitorar o desmatamento da Amazônia, passando pelo mapeamento da agricultura e da expansão das cidades, até estudos sobre bacias hidrográficas e queimadas.

O lançamento teve de ser antecipado porque há um ano o CBERS-3 não consegui entrar em órbita devido a uma falha em um dos motores do foguete Longa Marcha. A vida útil do CBERS-4 é estimada para três anos.

Em órbita, o CBERS-4 efetua uma revolução completa em torno da Terra a cada uma hora e quarenta minutos (100 minutos). Com duas toneladas de peso e equipado com quatro câmeras, o Cbers-4 dará 14 voltas no planeta por dia. Em baixa resolução ele imagea toda superfície em cinco dias, em média resolução esse tempo é de 26 dias e em alta resolução de 52 dias.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top