OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
TCO testa CDMA/1xRTT em Brasília
quarta-feira, 09 de outubro de 2002 , 17h16 | POR REDAÇÃO

Com o objetivo de buscar subsídios para a decisão a ser tomada antes do final do ano em relação a uma nova tecnologia a ser implantada para a ampliação das redes da TCO e de sua coligada NBT, a empresa testa até o próximo dia 9 de novembro transmissões em CDMA/1xRTT em quatro sites de Brasília.
De acordo com Mario Cesar Araujo, presidente da TCO, ainda este mês a empresa, que opera em TDMA, vai testar o GSM com equipamentos da Nokia em Goiânia: "A decisão será tomada em novembro e até o Natal queremos instalar a nova rede pelo menos em Brasília. Depois estamos prevendo operar com a nova tecnologia em Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Belém. No momento, o mais importante é avaliarmos a compatibilidade da operação conjunta com o TDMA".
Em um ano, a TCO/NBT pretende ter 100 mil assinantes operando no novo sistema. Araujo avalia que a grande vantagem do 1xRTT é atualmente o custo da migração para a terceira geração: "o custo dos aparelhos é muito semelhante ao do GSM".
Os testes em Brasília estão sendo realizados com equipamentos da Nortel, que assumiu parte dos custos. Foram instadas duas ERBs na cidade satélite de Sobradinho/DF, onde se utiliza a faixa de freqüência de 850 MHz, a mesma utilizada pelo TDMA. Nestes sites, os testes de voz e dados (até 144 kbps) são realizados com hand off (mobilidade entre as ERBs). A terceira ERB foi instalada em um shopping center da cidade, operando em 1,9 GHz, e a quarta na sede da empresa.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top