OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
Siemens lança terminal 3G na Áustria
quinta-feira, 09 de outubro de 2003 , 16h46 | POR LUIZ MOURA, DE VIENA

A Siemens Mobile escolheu a Áustria, primeiro país europeu a contar com duas operações comerciais em UMTS (Hutchson e Mobilkom), para lançar nesta quarta-feira, 9, seu segundo modelo de terminal 3G, o U15. Em relação ao primeiro aparelho da empresa da mesma tecnologia, o U10, oferece entre outros avanços capacidade para transmissão de videoconferências, além de duas câmeras com zoom triplo e display de alta resolução.
Além das redes UMTS, em wCDMA ou velocidade nominal de até 300 kbps, o aparelho pode operar também em GSM 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e GPRS classe 8 (garante a continuidade dos serviços em qualquer rede GSM/GPRS quando o usuário está fora da cobertura UMTS).
De acordo com o diretor mundial da Siemens Mobile, Rudi Lamprecht, o preço final do produto varia conforme a operadora, porém ele estima que o terminal chegue ao mercado por ? 500 a ? 600. Em sua estimativa, em dois ou três anos este preço deve ser reduzido pela metade, quando então os terminais poderão ser considerados produtos de massa. A Siemens espera que até o final deste ano a base de usuários 3G no mundo chegue a 2 milhões; em 2005, deve atingir 40 milhões até que todo novo aparelho móvel em 2010 seja capacitado para 3G.
Lamprecht acredita que no Brasil, assim como em outros países latino-americanos, a próxima geração da telefonia móvel será adotada nos próximos dois anos. Para este mercado, assim com nos EUA (que não se alinhou ao UMTS), a Siemens vê potencial de vendas para terminais 2,5G na tecnologia EDGE e deve lançar seus primeiros produtos neste sistema no próximo ano.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top