OUTROS DESTAQUES
Telefonia móvel
TIM lança EDGE comercialmente em janeiro
terça-feira, 09 de dezembro de 2003 , 15h44 | POR REDAÇÃO

A TIM anunciou nesta terça-feira, 9, o início de suas operações em EDGE – evolução da rede GSM com velocidade de até 220 kbps, a partir de janeiro. A rede funcionará inicialmente em alguns bairros de São Paulo, Campinas e Brasília, e a partir do início de fevereiro no Rio de Janeiro. O foco da operadora são os profissionais liberais e mercado corporativo.
Segundo o presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Pereira de Araujo, a tecnologia permite oferecer alguns dos serviços de terceira geração (3G), mas sem grandes investimentos na rede. O custo de implantação de um equipamento EDGE na estação radiobase (ERB) é de aproximadamente 10% de seu valor total, isto é R$ 30 mil.
Com a novidade, Araujo quer aumentar a participação do mercado corporativo na base total de clientes da operadora que, até o final deste ano, deve ultrapassar os 8 milhões de assinantes (2 milhões clientes GSM e 6 milhões TDMA). Hoje, as empresas representam 3% da base e Araujo acredita que este índice chegará a 6% até o final de 2004.
O primeiro terminal com tecnologia EDGE será lançado comercialmente pela Nokia em janeiro, o Nokia 6200. Mas até o final do primeiro semestre de 2004, serão lançados terminais Motorola, Samsung, SonyEricsson e Siemens.
Os fornecedores de equipamentos EDGE serão os mesmos que atualmente atendem a TIM, ou seja, Siemens, Ericsson e Nokia. Os primeiros upgrades das ERBs, em São Paulo, foram feitos pela Ericsson. ?Já temos cerca de 100 ERBs com EDGE na cidade?, explica o presidente da operadora.
Até o final do ano que vem, a TIM quer fazer o upgrade de sua rede em mais dez cidades. ?A idéia não é oferecer para toda a base, mas somente para as empresas que atualmente usam GPRS e poderão ter os mesmos aplicativos com velocidades ainda maiores?, explica Araujo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top