OUTROS DESTAQUES
Mercado
Telefônica desacelera DTH e prioriza fibra na expansão dos serviços fixos
quarta-feira, 10 de maio de 2017 , 15h05

A Telefônica está claramente mudando o foco do seu serviço de TV paga, de DTH para IPTV por meio da rede de fibras. Durante a conferência de resultados realizada nesta quarta, 10, a operadora detalhou a mudança de estratégia. Segundo os dados apresentados pela empresa, a participação da tecnologia de fibra na entrega dos serviços de TV da Vivo passou de 10% para 17% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O DTH, portanto, caiu de 90% para 83%. A base de clientes de TV paga da Vivo TV foi de 1,661 milhão de clientes em março, o que significa uma queda na comparação anual de 7%. Ao mesmo tempo, o serviço passou a ser focado no segmento mais rentável, de modo que a receita média por usuário cresceu no mesmo período  6,6%, para R$ 94,7.

Ao mesmo tempo, a empresa tem focado sua estratégia fixa na expansão das redes de fibra, que devem ganhar mais 19 cidades este ano, sendo parte dentro da estratégia da expansão das redes da antiga GVT, para além do estado de São Paulo (sete cidades), e parte no acordo firmado com a Anatel para ajustamento de conduta (11 cidades). O tema foi um dos mais questionados pelos analistas de mercado que participaram da conferência. Os investimentos em fibra aumentaram 37% de 2016 para cá, os investimentos em IPTV cresceram 30% no mesmo período. O market share de acessos em FTTH cresceu de 10% para 13%, com queda proporcional em xDSL. A receita média do cliente de banda larga está em R$ 48,6, um aumento de 9,2% em 2017 em relação ao primeiro trimestre de 2016.

A empresa chamou a atenção para a aproximação dos custos de instalação e equipamentos entre redes FTTH e FTTC, dando a entender que a estratégia daqui para frente será de fibra até a casa.

COMENTÁRIOS

6 Comentários

  1. Francisco Dias disse:

    Hummm…enquanto isso, as cidades e clientes da antiga GVT continuam sem melhorias, sem expansão, com rotas saturadas etc,. Onde tem rede metálica vai continuar do mesmo jeito. Sou cliente ex-GVT e não vi nenhuma melhoria com a aquisição da GVT pela Vivo. No geral, os serviços pioraram (call center, navegação, rotas, etc..), acabaram até com a expansão FTTH em várias cidades GVT. Rede metálica velha, emendada, saturada e com manutenção "padrão" Vivo agora desde 2007.

  2. Flávio Alves disse:

    Vamos ver o que vai acontecer com a rede de par metálico da antiga GVT aqui na minha cidade (São Gonçalo RJ) que tem as limitações de velocidades devido à tecnologia xDSL. Eu mesmo acabei cancelando a Vivo e fui para NET, pois a Vivo só tinha como me vender 25Mbps e era pouco pra mim. Sendo assim partir pra NET e sem problema nenhum assinei 120Mbps.

  3. Marcus Vinícius Dantas Barbosa de Oliveira disse:

    Faz muito tempo que o serviço da Telefonica está abandonado no DTH ! Tentei adquirir e nunca tem "disponibilidade no serviço", enquanto isso o serviço de fibra vai de vento em poupa ! Certo dia quando saí de casa havia uma equipe de implementação cabeando a rua da minha casa com fibra da telefonica, estou aguardando a disponibilidade do serviço, isso tem quatro anos!

    • Divaldo disse:

      Aqui nos da zona leste de são paulo eu observava com anciedade que em vários postes que que tem caixas de emenda de fibra óptica com etiqueta amarela escrito " "cuidado rede óptica".Esses cabos foram instalados pelas operadoras tim e vivo há mais de 2 anos e não deram continuidade, gicaram abandonados. Já tenho fibra instalada em casa porque prquenos provedores estão avançando mais rápido que a poderosas tim live vivo que obrigada assinar linha telefonicanica pra ter speedy que dependendo do local só chega no máximo 4 megas, os ISP"S ogerecem de 2 a 35 megas…

  4. Divaldo disse:

    Aqui em s.paulo a rede de cobre está sucateada, usam até garrafa pet e sacolas plásticas nas caixas de emendas da e muitos cabos ficam pendurados batendo nas cabeças das pessoas que andam nas calçadas…

  5. Divaldo disse:

    Uma correção no comentário: Aqui nos da zona leste de são paulo eu observava com (anciedade ) que em vários …O correto é: eu observava com (ansiedade )

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top