OUTROS DESTAQUES
Estratégia
Vivo permitirá compartilhamento de franquia em planos pré e controle
quinta-feira, 10 de agosto de 2017 , 17h37

Direcionado à base pré-paga e controle, a Vivo anunciou nesta quinta-feira, 10, o lançamento de recurso de compartilhamento de franquia de dados. Com ele, o usuário dos planos Vivo Turbo ou Controle que tiver franquia sobrando pode "doar" para um amigo ou familiar que também seja cliente dessas ofertas na operadora. A troca é feita pelo site móvel ou aplicativo Meu Vivo. Segundo conta o diretor de marketing móvel da companhia, Gustavo Nóbrega, o desenvolvimento do produto nasceu de pesquisas e da identificação da tendência da economia de compartilhamento. Internamente, foi preciso atualizar plataformas de gerenciamento de cliente e no próprio app móvel para o usuário. "Sim, demandou alterações nos sistemas, mas nada que já não estivéssemos acostumados", declara.

Nóbrega lembra que a possibilidade de compartilhamento de franquia já havia sido introduzida em outro produto da Vivo, mas nos planos pós-pagos família – embora com a limitação de só poder haver troca entre os membros vinculados ao plano. "Lançamos em outubro e eles já tinham a possibilidade de compartilhamento de Internet. Em poucos meses (de adaptação e configuração da plataforma), conseguimos colocar no ar", destaca. Ele ressalta, porém, que não foi uma espécie de teste para o lançamento do pré-pago, uma vez que a base pós-paga na operadora conta com mais de 30 milhões de acessos.

A estratégia do lançamento, além de focar nos dados móveis, é de ampliar a fidelidade e capturar base. "Tanto para os clientes que já estão conosco quanto os que não estão, a gente faz isso para reforçar a mensagem", diz, referindo-se à percepção de qualidade do serviço de Internet móvel da companhia. Nóbrega não abre números, mas afirma que a Vivo tem "metas bastante ousadas" para que clientes utilizem o recurso de compartilhamento o máximo possível.

Nas regras do programa da operadora, o mínimo a ser compartilhado é de 50 MB. Por outro lado, o usuário pode distribuir todo o saldo disponível e para quantas pessoas quiser. Para tanto, basta clicar na opção "Compartilhe a Internet com amigos" e adicionar o número do telefone do contato de quem vai receber o benefício. Da mesma forma, é possível solicitar para até cinco contatos uma doação de dados – o saldo da Internet recebida aparece em separado do pacote original.

É possível ainda repassar os dados que foram doados, sempre respeitado o limite mínimo de 50 MB. A validade do pacote compartilhado é de até as 23h59 do dia seguinte ao recebimento. Pelo aplicativo/site móvel é possível ainda resgatar o histórico de compartilhamentos. O recurso está disponível à base pré-paga e Controle. Usuários do Vivo Turbo com pagamento semanal podem pedir doações de dados, mas não podem compartilhar.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top