OUTROS DESTAQUES
TV por assinatura
Serviço chega a 19,43 milhões de lares; mercado tem crescimento constante há 5 meses
terça-feira, 11 de novembro de 2014 , 17h04 | POR REDAÇÃO

O Brasil fechou o mês de setembro com 19,43 milhões de acessos de TV paga, uma densidade de 29,67% dos lares, de acordo com dados divulgados nesta terça, 11, pela Anatel. Apesar da desaceleração da economia como um todo, foi o quinto mês consecutivo que o crescimento anualizado do setor se manteve na casa dos 11%. Em números absolutos, o mercado está crescendo a um ritmo maior, e nos últimos 12 meses foram 2 milhões de novos consumidores adicionados à base.

Entre as operadoras, a Net vinha mês a mês liderando em número de novas adições, e em setembro ainda manteve o patamar elevado de 63 mil novos assinantes. Mas a liderança nas vendas foi da Oi, que adicionou 67 mil novos clientes à sua base. Em seguida aparecem empatadas em crescimento (em números absolutos) Claro hdtv e Sky, cada uma com 20 mil novas adições. A Vivo TV cresceu 17 mil clientes em setembro e a GVT TV, 11 mil. O dado preocupante é que as pequenas operadoras segum perdendo base para maiores. Blue Interactive e CTBC perderam base pelo segundo mês seguido, e o mercado como um todo de pequenas operadoras se retraiu 12 mil usuários em um mês.

A Região Nordeste segue como a que tem o maior "green field" a ser explorado, com uma penetração de apenas 13,78%, chegando a 2,34 milhões de lares; seguida da Norte, com penetração de 17,57% (com apenas 842,6 mil assinaturas). Em sequência aparecem Centro-Oeste, com penetração de 27,39 (1,39 milhão); Sul, com 29,18% (2,92 milhões); e Sudeste, onde 41,98% dos lares contam com o serviço de TV paga (11,97 milhões).

Satélite

A distribuição por satélite ampliou levemente o seu share no mercado, subindo de 61,75%, em agosto, para 61,84% em setembro, totalizando 12,02 milhões de assinantes. O cabo apresentou uma suave queda na participação, caindo de 37,79% em agosto, para 37,67% em setembro, fechando o mês com 7,32 milhões de assinantes. A fibra também avançou levemente no share, conquistando no mês de setembro 4,8 mil novos assinantes, fechando setembro com 78,13 mil assinantes (share de 0,4%).

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top