OUTROS DESTAQUES
Competição
Vésper lançará rede 3G em dezembro em São Paulo
sexta-feira, 12 de julho de 2002 , 16h22 | POR FERNANDO PAIVA

A primeira operadora a oferecer serviços com tecnologia de terceira geração (3G) no Brasil será a Vésper. Em dezembro, a rede da companhia em São Paulo terá a tecnologia 1xEV-DO, que permite transmissão de dados em até 2,4 Mbps. No primeiro trimestre de 2003, será a vez do 1xEV-DO estar implementado na rede da Vésper no Rio de Janeiro. A companhia investirá cerca de US$ 45 milhões neste upgrade de suas redes. Os nomes dos fornecedores, entretanto, ainda não podem ser revelados.
A intenção da Vésper é usar essa nova tecnologia para oferecer acesso à Internet em alta velocidade, competindo com o ADSL e o cable modem. O anúncio foi feito pelo presidente da operadora, Luiz Kaufmann, durante almoço da Associação Brasileira de Telecomunicações, no Rio de Janeiro.
O 1xEV-DO é a etapa 3G da evolução das redes CDMA, como as da Vésper, Telefônica Celular e Telesp Celular. Essas duas últimas empresas lançaram no começo do ano serviços de acesso móvel à Internet em alta velocidade usando tecnologia 1xRTT, que é a etapa intermediária na evolução do CDMA. No 1xRTT a velocidade máxima é de 144 kbps, ou seja, menos de 10% da capacidade do 1xEV-DO.
A Vésper ainda não tem autorização para serviços móveis, mas pretende conseguir uma licença de SMP. Tecnicamente, contudo, a rede da Vésper já permite a mobilidade, o que é feito inclusive por alguns usuários de forma ilegal.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top