OUTROS DESTAQUES
Roaming em CDMA
Vivo pode usar subfaixas ociosas em 850 MHz
quarta-feira, 12 de novembro de 2003 , 17h09 | POR LUIZ MOURA E RAQUEL RAMOS

Uma das possíveis soluções para a Vivo realizar roaming digital em Minas Gerais e seis estados do Nordeste entre Alagoas e Piauí sem precisar adquirir outra operadora é o uso de subfaixas de freqüência em 850 MHz que se tornarem ociosas a partir da migração de redes TDMA para o GSM. Segundo o presidente da operadora, Francisco Padinha, a empresa espera que a Anatel, com o objetivo de otimizar o uso do espectro possa liberar em futuro não muito distante estas subfaixas para outras operadoras.
Internamente, o assunto já é levado em consideração na Anatel, até porque entre as obrigações previstas em Lei para a agência, está a garantia do uso eficiente do espectro de radiofreqüências. Mas, segundo fonte da agência, ainda não há nenhuma discussão mais sólida sobre esta questão, nem gestões para o caso específico da Vivo.
As subfaixas ociosas poderão ser licitadas ou vendidas. Como elas já têm donos, estabelecidos em concorrência, contudo, a Anatel não poderá simplesmente tomá-las de volta e repassá-las. Por isso, uma alternativa cogitada seria propor sua troca por outras subfaixas em 900 MHz, o que seria vantajoso para operadoras interessadas em ampliar capacidade no GSM.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top