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Estratégia
Crescimento das receitas não se sustenta apenas com triple play, diz consultoria IHS
quinta-feira, 13 de março de 2014 , 11h15 | POR SAMUEL POSSEBON, DE AMSTERDÃ

Para a consultoria IHS, o mercado de telecomunicações deixou de ser apenas focado no triple-play ou quadruple-play, com ofertas combinadas de vídeo, voz, dados e mobilidade. Na visão de Guy Bisson, diretor da consultoria IHS, existe uma tendência de redução nos indicadores de Unidades Geradoras de Receita (UGRs), porque está cada vez mais difícil vender banda larga e voz. Sem falar nos serviços de vídeo que, segundo as análises da consultoria, estão perdendo base na Europa e nos EUA.

Segundo Bisson, o mercado de telecomunicações em geral, mais especificamente o mercado de cabo, precisa encontrar novas fontes geradoras de receita. Segundo ele, as melhores oportunidades estão agora no mercado de redes de distribuição de conteúdos digitais (CDNs), para os provedores over-the-top (OTT), no mercado de home networking e soluções domésticas e na oferta de conteúdos OTT.

Segundo a análise da IHS, a estratégia de diversificação de fontes de receita é fundamental sobretudo para a valorização das empresas, seja em bolsa, seja em fusões e aquisições. Um estudo apresentado pela IHS mostra a correlação entre o número de UGRs e o valor dado a cada uma das operações ocorridas recentemente na Europa.

Operações que tinha menos de 1,5 UGR foram avaliadas, por domicílio, por valores entre 100 e 300 euros. Já operações com mais de 1,5 UGR foram valoradas em cerca de 800 euros. E operações com mais de 2 UGRs bateram valorações de até 2 mil euros por domicílio. Em casos extremos, como a Virgin Media no Reino Unido, que tinha 2,5 UGRs por domicílio, o valor dado à operação de compra pela Liberty Global foi de mais de 3,5 mil euros por domicílio.

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