OUTROS DESTAQUES
Banda larga móvel
Indonésia é primeiro país com rede EV-DO Rev B comercial
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 , 10h58 | POR REDAÇÃO

A Indonésia é o primeiro país no mundo a ter uma rede de telefonia celular em operação com a tecnologia EV-DO Rev B, estágio mais avançado do padrão CDMA, desenvolvido pela Qualcomm. A rede por enquanto cobre apenas a cidade de Denpasar, capital da província de Bali, e é operada pela Smart Telecom. Outras grandes cidades do país serão cobertas até o fim do ano. Foram usados equipamentos da ZTE e da Qualcomm para a construção da rede. Nessa primeira fase as velocidades de download e de upload podem alcançar até 9,3 e 5,4 Mbps, respectivamente. A Smart pretende ampliar a velocidade de download para 14,7 Mbps no futuro com um upgrade de software.
Inicialmente, a rede EV-DO Rev B será usada apenas para acesso à internet móvel, através da venda de mini-modens. Telefones habilitados para o uso dessa rede devem surgir apenas no fim do ano, depois que outras operadoras no mundo adotarem a mesma tecnologia, prevê o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). A Smart está oferecendo o mini-modem de graça para usuários que assinarem um plano com 12 meses de vigência. A mensalidade para acesso ilimitado é de US$ 45.
Outras duas grandes operadoras já anunciaram a intenção de migrar para EV-DO Rev B: a japonesa KDDI e a chinesa China Telecom. Algumas tradicionais operadoras CDMA, como a norte-americana Verizon Wireless, preferiram migrar para o LTE. Na Indonésia, como não haverá espectro para LTE tão cedo, a Smart optou por seguir o caminho evolutivo do padrão CDMA. A Indonésia é o terceiro país com maior população no mundo e ostenta atualmente uma das mais rápidas taxas de crescimento de penetração em telefonia celular, ressalta Rethink.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top