OUTROS DESTAQUES
SGDC
Telebras conclui processo de configuração do satélite brasileiro
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 , 15h56 | POR REDAÇÃO

A Telebras informou nesta quarta, 14, que foi concluída a fase de revisão crítica de projeto, chamada de Critical Design Review (CDR), o que significa que não haverá mais modificações no projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Os trabalhos do CDR aconteceram em Tolouse, na França, entre 11 a 19 de dezembro do ano passado e foram acompanhados por especialistas da Telebras, do Ministério da Defesa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa Visiona.

A equipe da Telebras foi comandada pelo gerente de Satélite, Sebastião Nascimento, que explicou a atuação na França. "O CDR é um marco final para se congelar as especificações de projeto. De janeiro a dezembro, os subconjuntos do satélite que já se encontravam com as especificações congeladas passaram por um processo de qualificação e em seguida entraram em processo de fabricação. Os demais subconjuntos passaram por um processo de adequação, testes e ajustes finos, com vistas à otimização de projeto, cuja finalização foi realizada em dezembro. De agora em diante não há mais modificações de projeto", informou ele em nota.

A construção do satélite brasileiro começou em janeiro de 2014 e será completada em meados de 2016, quando irá iniciar o seu embarque para o local de lançamento. O satélite está sendo construído pela Thales Alenia Space, sob a supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer (51%) e Telebras (49%), responsável pela absorção de tecnologia.

O SGDC será lançado pela Ariane Space no terceiro trimestre de 2016. O artefato terá cinco transponders em banda X e 67 spot beams em banda Ka. Depois de orbitado e testado, o satélite estará totalmente operacional em janeiro de 2017.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top