OUTROS DESTAQUES
Internet
Abert adere ao movimento para regulação da distribuição de conteúdos na Internet
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 , 18h15 | POR REDAÇÃO

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) informou nesta segunda-feira, 14, que aderiu à Declaração de Hamburgo, documento internacional que defende a criação de regras para a distribuição de conteúdos, especialmente jornalísticos, na Internet. A adesão da Abert está em linha com as manifestações que a associação tem feito nos últimos meses em defesa de uma regulamentação da web como forma de preservar as empresas de comunicação do país.
A Declaração de Hamburgo, firmada após o encontro do Conselho Europeu de Publishers e da Associação Mundial de Jornais, conta com 221 signatários, entre eles empresas de comunicação e associações representativas de televisão, rádio, jornais e revistas. O principal aspecto do movimento das empresas de mídia é a tentativa de assegurar a propriedade intelectual dos conteúdos produzidos pelas mídias tradicionais, frente ao avanço da Internet. "A liberdade que caracteriza a web não deve significar a ausência completa de normas e o desrespeito a leis já existentes para outros meios", declarou o presidente da Abert, Daniel Slaviero, em nota divulgada pela associação.
Outro ponto delicado para as empresas de comunicação, e que está citado na Declaração de Hamburgo, é o equilíbrio econômico e financeiro das companhias jornalísticas. A circulação gratuita de conteúdos na Internet, produzidos pelas empresas tradicionais preocupa o setor e pode colocar em xeque o modelo de negócios em vigor. A qualidade do material veiculado pela web também é posta em dúvida pelas empresas de comunicação, principalmente com relação aos conteúdos jornalísticos. "Esta é uma atividade que requer especialização e altos investimentos, por isso, não se pode prescindir de regras que resguardem as empresas que atuem no setor", ressaltou Slaviero.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top