OUTROS DESTAQUES
Infra-estrutura
Nortel apresenta estratégia para WiMAX
quinta-feira, 15 de setembro de 2005 , 21h31 | POR ANA LUIZA MAHLMEISTER

A Nortel anunciou nesta quinta-feira, 15, que adotará o padrão tecnológico já definido no mercado de produtos WiMAX para redes fixas e celulares. A empresa trabalhará em parceria com a Intel e a Airspan Networks, complementando sua joint venture com a LG.
Os produtos WiMAX (IEEE 802.16-2004) para redes fixas operarão nas faixas de 3,5 GHz e 5,8 GHz do espectro, com velocidades de transmissões superiores a 1 Mbps.
Já o padrão para produtos WiMAX (IEEE 802.16e) para redes celulares, ainda em definição, opera na freqüência de 2,5 GHz.
A meta, segundo explica Marcos Oliveira, diretor de novos negócios da Nortel do Brasil, é oferecer um acesso confiável, de baixo custo e de banda larga sem fio ao assinante na última milha. ?Para que isso aconteça, 200 empresas, entre operadoras e fabricantes, discutiram em conjunto o padrão 802.16d para redes fixas, norteando os produtos que chegarão ao mercado no próximo ano?, afirma. Para o executivo, o suporte dado por grandes empresas de redes é um sinal que a tecnologia WiMAX está conquistando seu lugar na indústria.
A Nortel trabalhará com a Airspan Networks na comercialização das soluções WiMAX nas freqüências mais altas. No futuro, o sistema deverá substituir os circuitos DSL ou T1/E1 cabeados, abrindo caminho para os provedores de serviços.
As soluções WiMAX para redes fixas chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2006, após os testes em campo, a serem realizados na Ásia. As soluções móveis WiMAX chegam ao mercado após os testes de 2006 na América do Norte.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top