OUTROS DESTAQUES
Valor adicionado
Oi prepara novos serviços de localização
quinta-feira, 15 de setembro de 2005 , 17h45 | POR FERNANDO PAIVA

Depois do sucesso do jogo Alien Revolt, a Oi planeja lançar novos serviços de localização através de sua rede celular. Há três produtos desenvolvidos por parceiros da operadora que aguardam apenas a integração técnica com as plataformas da empresa para serem oferecidos no mercado: Oi Encontra (localização de celulares); Oi Rotas (navegação); e a inclusão da capacidade de localização no Oi Pegação (matchmaking).
O Oi Encontra e o Oi Rotas foram desenvolvidos pela M1nd Corporation, mesma empresa que criou o Alien Revolt, primeiro multiplayer game para celular que utiliza a capacidade de localização dos aparelhos. Ambos utilização a tecnologia de triangulação de ERBs para determinar a posição geográfica de um telefone celular ligado.
O Oi Encontra permitirá que usuários sejam localizados através de um portal web a partir de um pedido feito por outro telefone móvel da operadora. Obviamente, o serviço respeitará a privacidade dos clientes: só poderão ser localizados aqueles que assim autorizarem. A localização do usuário aparece em um recorte do mapa da cidade. A imagem é enviada via MMS para o celular que requisitou a localização ou simplesmente aparece na tela do PC, se o pedido for feito pela web. Qualquer telefone capaz de receber imagens poderá usar o serviço. A Vivo foi a pioneira em serviços de localização, mas no seu caso eles estão disponíveis apenas em aparelhos que possuem um chipset especial.
O Oi Rotas, por sua vez, será um serviço de navegação para motoristas que ensina, na tela do celular, o melhor caminho para chegar ao destino indicado. O aplicativo prevê, inclusive, o fornecimento de informações em tempo real por voz, alertando o usuário se este errar o caminho.
Tanto o Oi Rotas quanto o Oi Encontra devem ser lançados em 2006, tendo como mote os preparativos para o Pan Americano de 2007 no Rio de Janeiro. A Oi é patrocinadora do Pan 2007 e espera divulgar seus novos serviços aos atletas e turistas . Os modelos de negócios de ambos os serviços ainda não foram definidos.
Por fim, o ?Oi Pegação?, desenvolvido pela européia Atchik-Realtime, aguarda apenas a integração técnica e o aval final da operadora para o lançamento da versão com localização.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top