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Balanço
Vivo impulsiona receita da Portugal Telecom
quinta-feira, 15 de setembro de 2005 , 17h38 | POR ANA LUIZA MAHLMEISTER

A Portugal Telecom divulgou nesta quinta-feira, 15, os resultados relativos ao primeiro semestre de 2005. A receita operacional totalizou ? 3,024 bilhões, com crescimento de 5% sobre o mesmo período de 2004, impulsionado pelo desempenho da Vivo e da PTM Portugal Telecom Multimedia). O lucro líquido caiu de ? 385,7 milhões para ? 259 milhões neste semestre, ou um decréscimo de 32,8% decorrentes, segundo a companhia, do aumento de custos com o programa de redução de efetivos.
A dívida líquida atingiu ? 4,256 milhões no final do primeiro semestre de 2005 com aumento de 17,5% sobre igual período do ano passado. O Ebitda foi de ? 1,149 bilhão no primeiro semestre, um decréscimo de 1,5% sobre o mesmo período de 2004.
Os acessos da rede fixa aumentaram em 1,509 mil no segundo trimestre de 2005 para 33,554 mil, devido ao forte crescimento no Brasil, segundo a companhia. Na Vivo, joint-venture da Portugal Telecom com a Telefônica, foram adicionados 1,487 mil clientes no segundo trimestre do ano. No final de junho, a Vivo detinha 28,446 mil clientes ativos, um aumento de 21% sobre o mesmo período do ano anterior. Ainda no final de junho, a participação de mercado da Vivo era de 47,6% nas regiões onde opera e de 37,7% em todo o Brasil.

Dados

A PT divulgou ainda que no segundo trimestre deste ano as receitas de dados da Vivo representaram 6,1% das receitas de serviços, com mais de 30% gerados por receitas de serviços de dados que não o SMS. O MOU (minutos de uso, em inglês) da Vivo diminuiu 12,9% no segundo trimestre deste ano para 78,7 minutos, em decorrência do peso crescente dos clientes pré-pagos e da evolução negativa do tráfego de entrada. Os clientes pré-pagos também foram responsáveis pela diminuição de 14,2% da receita por usujário (ARPU) no segundo trimestre, passando para R$ 28,6. Também tiveram impacto neste resultado a evolução negativa do tráfego de entrada e o impacto do reposicionamento dos planos de preços do segmento pós-pago.
Procurados por este noticiário, os porta-vozes da empresa não quiseram comentar esses resultados.

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