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Multimídia
BrT lança serviços de banda larga
terça-feira, 15 de outubro de 2002 , 15h57 | POR REDAÇÃO

A Brasil Telecom (BrT) lançou nesta terça, dia 15, três produtos baseados em transmissão em banda larga: Vetor, Turbo Wireless e Turbo Vídeo. Os novos produtos foram apresentados por Yon Moreira, vice-presidente da operadora.
O Vetor, destinado ao mercado corporativo, consiste na transmissão de dados em alta velocidade, voz sobre IP e aplicações multimídia. A solução é baseada em NGN (Next Generation Network). Segundo Moreira, as empresas que adotarem esta solução poderão ter uma economia de até 20% em seus custos, já que o produto elimina a sobreposição de redes, permitindo que sejam oferecidos mais serviços, com taxas de transmissões bem mais altas.
O Turbo Wireless possibilita a conexão sem fio à Internet usando as freqüências em WLL da concessionária. Para este serviço, a BrT utiliza a tecnologia CDMA EVDO, em 1,9 GHz. A velocidade de transmissão pode chegar a 2 Mbps e, para o usuário final, o custo é aproximadamente 30% mais alto do que a conexão em banda larga tradicional.
O serviço já é oferecido em Brasília. O modem e a placa que permite o acesso à Internet serão comercializados por empresas especializadas, como já é feito no serviço ADSL da Brasil Telecom.

Video on demand

O terceiro novo serviço da BrT, o Turbo Vídeo, é uma solução de acesso de voz, dados e video via linha telefônica. Por meio da linha ADSL, os usuários podem ter acesso a sinais de vídeo pelo microcomputador ou pelo monitor de TV. O usuário precisa de uma conexão de 1 Mbps, mas se o cliente for assinante com taxas de transmissão menores, o servidor da BrT abre a conexão com mais velocidade durante as transmissões e depois volta a oferecer a taxa normal.
Para o conteúdo de vídeo, já estão em andamento negociações para parceiras com uma empresa de TV paga e uma concessionária de TV aberta. Os testes com o novo serviço começarão ainda este ano e o produto deverá ser comercializado a partir de janeiro. Até o fim de 2003, a BrT pretende oferecer o serviço em 104 cidades, todas em sua área de concessão.
Até o fim do ano a operadora espera ter 200 mil acessos em banda larga. Para 2003, a meta é chegar a 500 mil clientes e em 2004 dobrar esta marca. Além disso, ainda no primeiro trimestre do ano que vem, o estado do Paraná terá 100% de seus municípios servidos por acesso em banda larga.

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