OUTROS DESTAQUES
Estratégia
Operadoras precisam se transformar em "smart pipes", aconselha Accenture
terça-feira, 15 de dezembro de 2009 , 19h31 | POR FERNANDO PAIVA

As operadoras precisam se movimentar para não se tornar meros canos para tráfego de dados no futuro. Se mantidas as tendências atuais, a receita das teles não deve crescer, enquanto os custos com manutenção e o volume de tráfego aumentam, aponta um estudo realizado pela Accenture. Segundo o diretor da empresa para o mercado de telecomunicações, Petrônio Nogueira, existe hoje um descompasso entre o crescimento do investimento em infraestrutura e o crescimento da receita.
Para o executivo, uma das saídas para as operadoras é tentar se transformar em "smart pipes", ou "canos inteligentes". Isso pode ser feito basicamente de duas formas: adicionando inteligência na análise do perfil de consumo dos clientes, de maneira a segmentar melhor a oferta de produtos, e criando novos serviços de valor adicionado. Este assunto é tratado em detalhes na matéria de capa da edição de dezembro da revista TELETIME.
Consolidações
Na opinião de Nogueira, o ano de 2010 no mercado de telecomunicações do Brasil não será de grandes aquisições como as ocorridas recentemente. Em vez disso, será um período de integração das empresas consolidadas, para conquista de sinergias.
No entanto, ele entende que o Brasil continua atraente para investidores estrangeiros. "Nossa recomendação para todas as operadoras no mundo é de que olhem com atenção os mercados emergentes", relata. Ele lembra que o Brasil tem solidez institucional e uma grande população jovem e economicamente ativa. "O Brasil é a bola da vez."
Espectro
O executivo acredita que em 2010 a Anatel deve vender a banda H de telefonia celular provavelmente limitando o leilão a novos entrantes. Um dos possíveis interessados seria a Nextel, que participou do leilão de 3G mas não ganhou nenhuma licença. GVT (Vivendi) e Vodafone são também constantemente citadas por técnicos da Anatel como potenciais candidatas.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top