OUTROS DESTAQUES
TV digital
PUC-RS e Ceitec recebem investimentos para criação de chip nacional
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 , 16h12 | POR REDAÇÃO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinou R$ 14,6 milhões não-reembolsáveis do Fundo de Tecnologia – Funtec para o desenvolvimento do primeiro chip para equipamentos de transmissão de sinais de TV Digital realizado no Brasil. O investimento vai para a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA – PUCRS) e o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).
O chip criado pelas duas instituições atenderá aos três sistemas de modulação para transmissão de TV Digital internacionalmente reconhecidos: o ATSC, o DVB-T e o japonês ISDB-T, este último adotado como base para o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
O financiamento equivalerá a 85,4% do custo total do projeto de R$ 17 milhões. Trata-se, segundo o banco, do primeiro financiamento concedido no âmbito do Funtec, criado em 2006.
Os moduladores que conterão os chips desenvolvidos no projeto serão fabricados e comercializados pela RF Telecomunicações Ltda. A empresa será interveniente no contrato e responsável pelo aporte de recursos correspondente à contrapartida de 14,6% do custo total do projeto.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top