OUTROS DESTAQUES
Banda larga
Sercomtel já usa software de medição da velocidade do CGI
sexta-feira, 18 de novembro de 2011 , 16h49 | POR HELTON POSSETI

A Sercomel é a primeira operadora a disponibilizar software de medição da velocidade da banda larga em sua página da Internet, o SIMET, desenvolvido pelo CGI.br. Assim, a concessionária se antecipa à obrigação colocada pelo novo regulamento de qualidade do SCM e do SMP.

De acordo com os novos regulamentos, entretanto, as empresas deverão contratar uma entidade – a Entidade Aferidora de Qualidade – que deverá desenvolver o software, cujas medições não serão usadas no cálculo dos indicadores de rede. Essa é a principal razão para que a operadora não faça uma divulgação sobre a existência do link para o SIMET em sua página na Internet. Hans Mulller, diretor de engenharia e operações da Sercomtel, explica que a divulgação ainda não foi feita porque as discussões sobre o assunto no GIPAQ poderá levar ao uso de um outro software. "Por enquanto, está só no boca a boca. Não estamos divulgando porque não existe um consenso entre as empresas", afirma ele.

Apesar da pouca divulgação, a adoção do SIMET tem trazido benefícios para a Sercomtel. Isso porque, em caso de reclamação, os técnicos da companhia podem provar ao cliente que o problema não é na rede da Sercomtel, quando for o caso. Segundo o executivo, muitas vezes o problema está na rede interna que pode estar velha ou deteriorada pela umidade, por exemplo. Os técnicos podem fazer a medição isolando a rede interna. Outra gargalo comum é o uso de roteadores WiFi que, de acordo com as suas especificações técnicas podem atuar como um estrangulador de banda, além do próprio compartilhamento da banda.    
 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top