OUTROS DESTAQUES
Convergência
Operadoras internacionais preparam rede Wi-Fi móvel
quarta-feira, 19 de abril de 2006 , 18h01 | POR REDAÇÃO

A indústria de infra-estrutura foi surpreendida nos últimos meses com diversos pedidos de cotações de equipamentos para redes sem fio. Se isso for um sinal das operadoras dos Estados Unidos e da Europa, muitas delas devem lançar sistemas de roaming Wi-Fi/celular baseados nas especificações de acesso móvel não licenciado, ou UMA (Unlicensed Mobile Access).
Lançadas em janeiro de 2004, as redes UMA estão em testes de padronização em 14 operadoras e fabricantes de hardware que querem estender serviços de voz e dados em suas redes GSM/GPRS para faixas não licenciadas, incluindo Bluetooth e Wi-Fi. O grupo inclui fabricantes como Alcatel, Ericsson, Nokia e Kineto Wireless, assim como as carriers BT (Reino Unido), Cingular (Estados Unidos), T-Mobile (Estados Unidos), O2 (Reino Unido), Rogers Wireless Communications e RCM (Canadá).
A BT anunciou serviços baseados na tecnologia no segundo semestre do ano passado, e analistas prevêem que outras operadoras devem seguir seu rastro até o final deste ano, incluindo a TeliaSonera, da Suécia, e a T-Mobile, dos Estados Unidos, que oferecer a rede nos próximos seis meses. A Cingular Wireless anunciou que continuará dando suporte à plataforma IMS e não tem planos de lançar serviços para rede UMA. No lado dos handsets, Nokia, Motorola e Samsung já anunciaram aparelhos para a tecnologia.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top