OUTROS DESTAQUES
Valor adicionado
Takenet cria versão de podcast para celulares
segunda-feira, 19 de setembro de 2005 , 18h34 | POR FERNANDO PAIVA

A Takenet criou uma versão para telefones celulares do podcast, a mais nova mania de internautas e usuários de MP3 players. O podcast é a distribuição de pequenos programas de rádio em MP3 ou em outros padrões de áudio. O usuário pode baixar o serviço e escutar em seu computador ou MP3 player. A distribuição é feita via web usando o protocolo RSS.
A versão da Takenet para celulares chama-se mPod. Através de um portal WAP, os usuários poderão buscar quaisquer programas criados para podcast disponíveis na internet. Os arquivos são automaticamente convertidos para três padrões de áudio usados em celulares: MP3, AMR e CMX. Além disso, o próprio portal faz a compactação dos arquivos, oferecendo três níveis de qualidade de áudio. No mais baixo, cada minuto de áudio tem aproximadamente 100 kb. ?Apostamos que os programas menores, de 1 ou 2 minutos de duração, serão mais populares entre os usuários de telefones celulares?, avalia Marcelo Costa, diretor de tecnologia da Takenet.
No portal WAP do serviço, os arquivos estão organizados em diretórios criados pela Takenet que oferece também uma ferramenta de busca. Uma vez escolhido o programa que se deseja escutar, é enviado um SMS com um link de WAP push para o celular do cliente. Para estimular o uso do serviço, já que ainda há pouca produção em português para podcast, a Takenet criará seus próprios programas: um de humor e outro de resenhas musicais.
Já existem ao menos outras duas empresas no mundo oferecendo soluções de podcast para celulares, mas em ambas é requerido o download de um aplicativo para o aparelho. A versão da Takenet é a primeira que funciona via WAP, o que aumenta a gama de celulares capazes de utilizá-la. Mas, se as operadoras quiserem, a Takenet também tem a opção de usar o serviço via aplicativo Java ou Brew.

Modelo de negócios

A Takenet não cobrará nenhuma taxa extra pelo download de programas de podcast nos celulares. Ou seja, os usuários pagarão apenas pelo tráfego de dados e essa receita seria dividida entre a operadora e a Takenet. A proporção para cada uma será negociada caso a caso.
A desenvolvedora já apresentou o produto para três grandes operadoras brasileiras e todas se mostraram interessadas em lançá-lo comercialmente, o que deve acontecer até o final do ano.

Seminário

Nos dias 28 e29 de setembro acontece em São Paulo o IV TELA VIVA Móvel, principal evento brasileiro sobre conteúdos audiovisuais e multimídia para celular. Nesta edição, destaque para os debates sobre TV e cinema no celular, mobile marketing e conteúdos adultos. Mais informações pelo site www.convergeeventos.com.br

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top