OUTROS DESTAQUES
Operadoras
Brasil Telecom lançará serviço de VoIP residencial
quarta-feira, 19 de outubro de 2005 , 16h36 | POR FERNANDO PAIVA

A Brasil Telecom (BrT) terá em breve uma oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP) para o mercado residencial. A operadora não confirma a data de lançamento, mas fontes próximas à empresa garantem que o anúncio oficial será feito na semana que vem, durante a feira Futurecom, evento que acontece em Florianópolis. A BrT será a primeira concessionária de telefonia no Brasil a oferecer serviços de VoiP para o usuário final.
Até o momento, a venda de soluções de VoiP para o mercado residencial mantém-se restrita a espelhos e empresas competitivas, como GVT e Tmais, além de companhias com licenças SCM e sem numeração local. Juntas, GVT e Tmais esperam alcançar mais de 50 mil usuários de VoiP em dezembro.
A expectativa é de que a oferta da BrT seja dirigida a seus usuários de banda larga em ADSL, que hoje são aproximadamente 800 mil. A operadora venderá adaptadores de telefones analógicos (ATAs) para conectar o aparelho telefônico ao acesso em banda larga. Cada ATA virá pré-configurado com um número local da BrT e poderá ser transportado e utilizado em qualquer lugar do mundo onde haja acesso à internet em alta velocidade. O modelo de negócios (assinatura, tarifas etc) ainda não foi divulgado.

Marketing

A dúvida é o quanto a BrT investirá em marketing na divulgação do novo produto. Afinal, à primeira vista, o serviço poderia canibalizar a receita com a longa distância.
Nos EUA, a incumbent AT&T lançou VoIP apenas para constar em seu portfolio, pois até o momento não fez muito esforço para divulgar as novas soluções. Nos primeiros três meses vendeu apenas 7 mil linhas do serviço, enquanto a Vonage, especializada em telefonia IP, conquistou 250 mil usuários no mesmo período.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top