OUTROS DESTAQUES
SGDC
Greve na Guiana adia lançamento do satélite para quarta-feira, 22
segunda-feira, 20 de março de 2017 , 16h43

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações comunicou, nesta segunda-feira, 20, o adiamento do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) ao espaço para quarta-feira, 22. A data inicial era esta terça-feira, 21, mas foi atrapalhada em decorrência de greve geral que atinge a Guiana Francesa. Outra iformação trazida pelo comunicado é um novo valor total do investimento no SGDC. Agora a cifra colocada é de R$ 2,784 bilhões, contra R$ 2,1 bilhões que eram divulgados até aqui.

A janela para que o satélite brasileiro seja enviado ao espaço fica aberta entre as 17h31 e as 20h20, no horário de Brasília, no dia 22. O lançamento se dará no Centro Espacial de Kourou.

O satélite é resultado de parceria com o Ministério da Defesa. Adquirido pela Telebras, o equipamento tem uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no País, especialmente nas áreas remotas, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do satélite, de uso exclusivo das Forças Armadas.

Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. A capacidade de operação do SGDC é de 18 anos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top