OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
TMN lança serviço de videofone em Portugal
quarta-feira, 20 de julho de 2005 , 16h16 | POR REDAÇÃO

A operadora móvel TMN, da Portugal Telecom, lançou o serviço de video sharing (ou videofone), em que o usuário pode ver a pessoa com a qual está conversando. O serviço é suportado pela tecnologia IP Multimedia Subsystem (IMS), da Nokia, e o aparelho é o smartphone 3G 6680, também da Nokia.
O video sharing é um serviço multimídia de 3G baseado no padrão 3GPP e em tecnologia IETF (Internet Engineering Task Force) e usa a infra-estrutrura IMS ou IETF SIP. A TMN é a subsidiária móvel da Portugal Telecom que, no Brasil, é controladora da Vivo, junto com a Telefónica Móviles. A TMN tem cerca de 5 milhões de assinantes, o que dá, segundo a operadora, mais de 50% de market share (são três as operadoras móveis em Portugal). No ano passado, a TMN registrou receitas operacionais de € 1,6 bilhão.

Vivo

A Vivo, por meio de sua assessoria, disse que o videofone é um serviço 3G e somente celulares 3G são compatíveis para oferecer tal aplicativo. A operadora, que acaba de lançar seu primeiro aparelho EV-DO, considerado 3G, afirma que estuda a possibilidade de oferecer serviço semelhante no Brasil, mas ainda não tem previsão de lançamento. Até o final do ano, a Vivo deve lançar novos aparelhos EV-DO e, possivelmente, o serviço de video sharing.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top