OUTROS DESTAQUES
Infra-estrutura
Lucent expande rede EV-DO da Vivo
segunda-feira, 22 de agosto de 2005 , 18h34 | POR REDAÇÃO

A Lucent anunciou nesta segunda, 22, a ampliação do contrato com a Vivo para fornecimento de portadoras CDMA 1xEV-DO inicialmente para as regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o presidente da Lucent, Wagner Ferreira, a empresas trabalham com um prazo de três meses para fabricação dos equipamentos, implantação e otimização da rede da Vivo. ?Esse é o prazo razoável para fazer todos os ajustes e não passar a sensação de prestação ruim de serviço?, comenta. Segundo ele, a ampliação do contrato é, na verdade, uma extensão do teste comercial iniciado ainda em maio de 2004, quando a Lucent montou a rede EV-DO em alguns dos principais pontos das capitais de SP e RJ. ?Foi um teste expressivo, com cobertura em pontos como a região da Av. Paulista e os quatro aeroportos de SP e do RJ?, detalha.
Ferreira conta ainda que a Vivo é parte do Lucent Marketing Advantage Program, um programa para ajudar na identificação de novos mercados potenciais para serviços de terceira geração (3G). ?É uma ação junto às equipes de marketing e vendas da operadora para ajudá-la a expandir os serviços e assim, por conseqüência, expandir a infra-estrutura de rede?, afirma o presidente da Lucent.

Futuro

O presidente da Lucent vê como próximo passo no caminho da evolução das redes CDMA a implantação da Revisão A da tecnologia EV-DO, que amplia de 2,4 Mbps e 153 kbps para 3,1 Mbps e 1,8 Mbps, as velocidades de forward link (download) e reverse link (upload), respectivamente. ?A Rev.A seria um investimento incremental para a Vivo, assim como tem sido sempre a evolução da rede CDMA, com a troca de apenas alguns elementos de rede e a carga de novas versões de softwares?, avalia.
A Lucent anunciou no último dia 18 a conclusão de seu primeiro teste comercial com a Rev.A do EV-DO, com a operadora norte-americana Verizon. Testes mais abrangentes devem ser implementados ainda no início de 2006, incluindo aplicações de voz sobre IP.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

19 de setembro a 20 de setembro
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top