OUTROS DESTAQUES
Congresso
Novas convocações podem incluir Alcatel e Telecom Italia
quinta-feira, 22 de setembro de 2005 , 05h34 | POR REDAÇÃO

As CPIs do Mensalão e dos Correios devem fazer uma série de convocações que podem mexer com o mercado de telecomunicações. Serão votados nesta quinta, 22, requerimentos para várias atividades das comissões. O deputado Mauricio Rands (PT/PE) quer trazer o presidente da Alcatel no Brasil para explicar as razões do investimento feito pela empresa fornecedora no Opportunity Fund. Também há a expectativa sobre a votação de requerimento para que o presidente da Telecom Italia no Brasil, Paolo Dal Pino, seja chamado a depor. O deputado ACM Neto (PFL/BA) propôs uma acareação entre Dal Pino, Dantas e o presidente do Citibank. Ele também quer trazer o ex-presidente do Banco do Brasil, Cassio Casseb.
Também estão sendo requisitadas a quebra de sigilo do Opportunity Fund, nas ilhas Cayman, onde se pretende analisar se há cotistas residentes no Brasil, já que o banqueiro Daniel Dantas afirmou não saber quem são os investidores desse fundo, que hoje tem mais de R$ 8 bilhões de patrimônio e é central na questão societária das teles. O Opportunity Fund, informou Dantas, foi o principal comprador das ações diretas da BrT. Ele confirmou que o fundo é vedado a investidores residentes no Brasil, mas disse que não tem controle, já que a venda é feita por outros bancos. Disse apenas que há uma advertência no prospecto do fundo.
Outro requerimento a ser votado é a quebra dos sigilos das aeronaves do consórcio VOA, que opera para a BrT, Telemig e Amazônia. As CPIs querem saber se não houve uso indevido dos aviões, inclusive para transporte de políticos. Dantas afirmou que em épocas de campanha os aviões não transportam políticos.
Também foi solicitada a quebra de sigilo do hard disk do servidor do Opportunity, apreendido pela Operação Chacal na sede do Opportunity. A suspeita é que o HD mostre movimentações financeiras irregulares no Opportunity e seus diversos fundos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top