OUTROS DESTAQUES
Billing
Celg fornecerá sistema de billing para distribuidoras
terça-feira, 23 de agosto de 2005 , 16h35 | POR ANA LUIZA MAHLMEISTER

Em comemoração aos seus 50 anos, a Celg (Companhia Energética de Goiás) lançou nesta terça, 23, o Projeto Billing, fruto de uma parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). O sistema atenderá as necessidades de gestão comercial como faturamento, arrecadação, cobrança, controle operacional, atendimento aos clientes e serviços comerciais.
O projeto foi desenvolvido pela equipe do CPqD e da Celg e estará totalmente implantado até outubro. O centro de pesquisas e a Celg investiram R$ 10 milhões cada um no projeto e a meta é vender o sistema para oito distribuidoras de energia. O projeto também contou com a parceria da IBM, que forneceu o suporte para a área de bilhetagem a partir de um sistema desenvolvido para a Telemar.
Segundo o diretor de mercado corporativo do CPqD, José Eduardo Azarite, o centro de pesquisas desenvolveu o software, definiu especificações e a arquitetura do sistema com o suporte da Celg para a adaptação do modelo de negócios ao setor elétrico. O sistema foi desenvolvido para a Celg que usa a plataforma Sun/Oracle. Para atender a outras distribuidoras e com o suporte da IBM, o sistema está sendo desenvolvido para os sistemas Websphere e DB2, mas pode ser implantado em qualquer plataforma.
Azarite estima que o sistema custe entre 30% e 40% a menos que um similar e destaca que as distribuidoras podem contar com financiamento do BNDES, através de uma linha de incentivo à aquisição de software, o Prosoft.
A implantação conta com o suporte dos parceiros do CPqD para a implantação do sistema de billing em regime de outsourcing. O principal benefício do sistema para os usuários é no atendimento ao cliente, melhorando a imagem das distribuidoras junto aos consumidores.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top