OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
IP.TV lança serviço de TV executiva com interatividade
terça-feira, 25 de novembro de 2003 , 16h50 | POR REDAÇÃO

Foi lançada nesta terça, 25, a IP.TV, uma operadora de redes e canais de TV por IP. A companhia, do empresário Eduardo Giraldez, fez sua primeira transmissão oficial simultânea e em tempo real para São Paulo, Rio de Janeiro, onze municípios do Maranhão, Manaus e Salvador. Operando via satélite, através da banda ku, a IP.TV permite trafegar vídeo, áudio e texto sobre uma rede multicast e unicast, contando com canal de retorno via satélite ou terrestre. A tecnologia não usa set-top boxes, empregando computadores PCs baseados no sistema operacional Windows. Para controlar a negociação de mídia (autorizar usuários e estabelecer o que cada um deles pode transmitir na rede) a empresa criou o protocolo IRM (IP Relay Media). Para fazer esse controle, o moderador do canal de TV tem o poder de "dar a vez" ao usuário que solicita participar ou contribuir com o programa. O protocolo da IP.TV inclui broadcast via satélite e uma união de características de diversos softwares para interatividade dos usuários, que acessam todos os recursos através de uma interface amigável.
Os usuários podem, conforme a autorização dada pelo moderador da rede, fazer debates em voz ou vídeo, transmitir Instant Messages ou arquivos e ainda transmitir vídeos Windows Media. A banda mínima necessária é de 350 kbps, podendo crescer conforme a qualidade de vídeo exigida. A IP.TV usa satélites da Panamsat e gerenciamento de hub da Telespazio.
O investimento médio mensal para utilização 24 horas por dia é de US$ 11,5 mil. A primeira instituição a utilizar a nova tecnologia é a UNIVIMA (www.univima.ma.gov.br) – Universidade Virtual do Maranhão, que está recorrendo à IP.TV para capacitar 500 professores em todo Estado do Maranhão.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top