OUTROS DESTAQUES
Caso Cayman
Questionamentos sobre Opportunity estão na Internet
quinta-feira, 27 de junho de 2002 , 21h03 | POR REDAÇÃO

O E-News, novo serviço de reportagem por e-mail aberto ao público do informativo UOL News, coloca à disposição na Internet todo o questionamento do jornalista Paulo Henrique Amorim a diversas autoridades brasileiras, inclusive o Presidente da República, sobre as suspeitas de lavagem de dinheiro por meio das contas 368 do Opportunity Fund nas Ilhas Cayman, além de outros assuntos envolvendo o empresário Daniel Dantas. A reportagem é a primeira desta seção, criada por Amorim, que procura investigar fatos e cobra respostas das autoridades abertamente. A investigação está sempre em andamento e toma novos caminhos de acordo com os acontecimentos e as respostas obtidas, ou a falta delas. Neste caso, foram enviados questionamentos, entre outros, para Armínio Fraga, presidente do Banco Central; José Luiz Osório de Almeida Filho, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Everardo Maciel, secretário da Receita Federal e Adrienne Senna, presidente do conselho de controle de atividades financeiras, com cópia para Fernando Henrique Cardoso, Pedro Malan, ministro da Fazenda, e Luiz Francisco de Souza, procurador da República no Distrito Federal.
Sem obter respostas das autoridades brasileiras, Amorim encaminhou na terça-feira, 25, perguntas sobre a presença do Opportunity Fund no grupo de controle da Brasil Telecom ao presidente da Bolsa de Nova York, Dick Grasso, e à Securities and Exchange Commission (SEC), o equivalente à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. O endereço do E-News é http:/www.uol.com.br/uolnews/enews.shl.

Deputado pede esclarecimentos a Malan

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP) enviou ao ministro Pedro Malan requerimento pedindo esclarecimentos sobre o caso das contas conhecidas como ?368?, do Opportunity Fund em Cayman, que teriam como titulares, de forma ilegal, brasileiros residentes no Brasil. O parlamentar pergunta, entre outras questionamentos, se a CVM tem a lista destes investidores, quem são eles e se o Opportunity usou dinheiro do fundo estrangeiro em participações de controle no processo de privatização sem garantia de liquidez.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top