OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Tandeberg e Cisco trazem telepresença para o Brasil
quinta-feira, 27 de setembro de 2007 , 19h45 | POR REDAÇÃO

A Tandberg e a Cisco, únicos fabricantes que no mundo tem a solução de telepresença, já oferecem o produto para o mercado brasileiro. Nos dois casos, os distribuidores ? respectivamente Mude e Getronics – já têm a solução implantada em alguns clientes para testes, o que pode se configurar em vendas nos próximos meses. ?Não se trata de uma videoconferência melhorada, e sim da reprodução virtual de um ambiente real?, afirma Paulo Pichini, vice-presidente da Getronics para América Latina. A Getronics é a única integradora certificada pela Cisco para distribuir o produto em todo o Cone Sul.
Pichini conta que uma operadora de telecomunicações ? cujo nome não pôde ser revelado ? está testando o produto e deve anunciar o contrato ainda em outubro. Neste caso, a operadora utilizará a solução para se reunir virtualmente com a matriz estrangeira. No entanto, as operadoras são um natural canal de venda, uma vez que as companhias multinacionais já contratam serviços completos de telefonia, e muitas vezes soluções de videoconferência das operadoras. ?Inicialmente, esse produto é focado para as grandes empresas, mas quando ele passar a ser distribuído pelas operadoras poderá entrar também nas médias empresas, nos hotéis etc.?, afirma Pichini. A configuração mínima do produto da Cisco não sai por menos de US$ 200. A própria Cisco já tem mais de cem salas de telepresença em seus escritórios.
A Mude também deve anunciar no próximo mês o seu primeiro cliente de telepresença com a solução da Tandberg. Mas, nesse caso, o cliente é uma empresa pública. ?Além das multinacionais, esse mercado é formado também por empresas públicas, que precisam da solução em áreas de desastres, grandes eventos etc.?, afirma Marcos Aurélio Conforto, gerente de produtos da Mude. A solução básica da Tandberg sai por cerca de US$ 80 mil. Um grande cliente mundial da solução da Tandberg é o Google.

Como funciona

Através de um sofisticado sistema de captação de áudio e vídeo, a solução de telepresença pode reproduzir uma sala de reunião para até seis pessoas em qualquer outro lugar. A imagem é captada por três câmeras (cada câmera capta duas pessoas) que ficam acima das três telas de plasma de 65 polegadas. A outra sala tem os mesmo equipamentos. A solução da Cisco compreende até as mesas ovais da sala. ?A cor da parede nós recomendamos que seja a mesma, para que, de fato, as pessoas tenham a impressão de que a reunião acontece no mesmo ambiente?, afirma Puchini.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top