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Interação com a TV impulsiona uso de SMS
terça-feira, 30 de agosto de 2005 , 17h47 | POR FERNANDO PAIVA

A Tiaxa registra atualmente um tráfego mensal de 6 milhões de SMS (mensagens de texto) gerados a partir de serviços de interatividade com programas de TV no Brasil. A expectativa é que esse volume alcance entre 15 e 16 milhões de SMS por mês em junho do ano que vem, graças a novos contratos que a empresa vem fechando e à popularização de seus serviços. ?A interatividade com programas de TV via SMS ainda está em processo de maturação. O divisor de águas será em meados do ano que vem. Estamos plantando agora para colher no futuro?, comenta Marcel de Matos, gerente da área de interatividade da Tiaxa.
Desde o começo deste ano a integradora tem dedicado especial atenção a serviços de interação entre TV e celulares. Programas de TV como Esporte Interativo e a novela Floribella, ambos da Bandeirantes, são os que têm obtido melhor resultado até o momento em volume de mensagens enviadas por telespectadores. Recentemente a Tiaxa fechou um contrato de grande porte com o SBT, para prover serviços de interatividade para cerca de 80% da grade de programação da emissora. Outro contrato similar importante foi assinado entre a empresa e a MTV, que tem planos de ampliar o número de programas ao vivo, o que aumentaria as possibilidades de interação com o público via celular.

Interação

São três os principais serviços oferecidos hoje pela Tiaxa a telespectadores: votações, telexto (comentários dos telespectadores são disponibilizados na tela, durante o programa), e quiz (jogo de perguntas e respostas). Este último é o que rende maior volume de mensagens.
O preço por mensagem cobrado do consumidor final é único para todos os serviços em todas operadoras e programas de TV: R$ 0,31. O valor se tornou um patamar de mercado por ter sido adotado nas votações do Big Brother Brasil. A receita é dividida entre operadora, integrador e emissora. De maneira geral, as operadoras ficam com 50%. A integradora retém a menor parte: 20%, em média. Esse percentual pode ser ainda menor dependendo do porte do contrato.

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