OUTROS DESTAQUES
3G
ZTE levará TD-SCDMA para países emergentes, incluindo o Brasil
terça-feira, 30 de outubro de 2007 , 17h54 | POR FERNANDO PAIVA

A ZTE tem planos de levar o padrão chinês de 3G, o TD-SCDMA, para países emergentes, dentre os quais Índia, Paquistão e Brasil. A informação partiu de uma entrevista concedida pelo diretor de mercados internacionais para TD-SCDMA da ZTE, Isaac Liang, ao site TelecomAsia.Net. TELETIME News ouviu um executivo da fabricante no Brasil que confirmou a intenção da ZTE de testar o TD-SCDMA no País. ?Algumas operadoras já até nos perguntaram sobre isso. Mas ainda não temos nada marcado?, informou. A dúvida é se haveria tempo para trazer essa tecnologia para ser testada antes do leilão de dezembro. Uma das vantagens do TD-SCDMA em relação ao WCDMA, por exemplo, é seu uso mais eficiente do espectro, afirmou Liang.
Já foram feitos pelo menos dois testes com TD-SCDMA fora da China, um na Romênia, no ano passado, e outro na Coréia, este ano. A ZTE não pretende exportar o TD-SCDMA para a América do Norte ou Europa. O foco é mesmo países que estão prestes a lançar 3G.
Vale lembrar que o governo chinês ainda não realizou o leilão de freqüências para 3G. Para alguns especialistas, a demora seria uma forma de dar tempo para que o TD-SCDMA evoluísse mais e se tornasse mais competitivo.
No Brasil, o leilão de 3G está previsto para o dia 18 de dezembro e entrega das propostas até o dia 11 de dezembro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top